quinta-feira, 4 de abril de 2013


Os caminhos do homem são obscuros. Fazemos um plano para a vida, desenhamos um percurso, e quantas vezes saem do modo como planejamos? Quando crianças nós somos levados, não temos escolha. Vamos para onde alguém responsável, no sentido de saber o que faz, pensando no melhor para o futuro, nos encaminha. Se esse responsável não é tão responsável assim, as escolhas posteriores se tornam muito mais difíceis, e o resultado pode ser desastroso. Podemos escolher a felicidade na primeira hipótese, mas na outra situação, a consciência da escolha é muito nebulosa, e nem sempre é feita. Podemos nos deixar levar pelas circunstancias da vida.

Escolher ser feliz parece uma utopia, mas não é. Decidimos pela felicidade quando nos contentamos com o que temos. Quem “decide” ser infeliz, por mais e melhor que possua nunca se dará por satisfeito. Se entendermos assim, podemos então pensar que escolhemos a própria felicidade. Os motivos que determinam essas escolhas são vários, não tenho competência para discuti-los. Cada um sabe de si, e muitas vezes ser feliz não depende apenas de nós. As coisas ruins acontecem, mas ainda assim, a decisão de aceitar ou não os fatos determinantes pode amenizar sentimentos desagradáveis.

Quanto à nossa relação com Deus, as escolhas também são interessantes de analisar. Vou partir da minha experiência. É lógico que seja assim. Não existe nada mais pessoal do que o nosso relacionamento com Deus. Não tenho e nem posso ter a mínima ideia de como Deus vê o outro e de como o outro poderia saber de que maneira Deus me vê. O que não pode provocar conflitos é a maneira como Deus se apresenta ao ser humano. Tanto para mim, como para o outro, Ele é sempre o mesmo, e age da mesma forma: com um convite amoroso para que o aceitemos em nossa vida.

Então, comecei por escolhê-lo. Um dia, conheci o Deus Criador e pelo sangue do Seu sacrifício, recebi no meu coração o seu Santo Espírito. Tudo passou a ser diferente. Decidi, por causa dessa escolha, viver a vida conforme os seus preceitos e como diz as Escrituras, pois eu creio, defendo e amo a Verdade, mas não posso conhecer a Verdade vivendo na mentira. Conceitos, valores e conseqüentemente, atitudes, desejaram que eu mudasse esta escolha. Comecei dentro mim o processo difícil e trabalhoso da transformação à imagem e semelhança daquele que me criou. Foi uma luta inglória. Não consegui progresso nenhum nessa árdua tarefa. Por que? Se eu sabia das coisas que fazia e imaginava que não agradavam a Deus, e sabia de que maneira Ele as desejava, por que não alcancei o resultado que almejei com tanta sinceridade? O problema é que eu não sabia verdadeiramente o que Ele queria de mim. Eu não conhecia todo o contexto da minha vida e o que Deus queria transformar. Para agir diferente eu teria que ser diferente.

A única resposta plausível que encontrei para essa pergunta foi que a razão do meu fracasso foi às escolhas anteriores à decisão de seguir ao Senhor Jesus. Escolhas que eu fiz, ou que fizeram por mim, não importam. Faziam parte da minha vida. Os comportamentos sedimentados pelo tempo e pela prática, arraigados profundamente no coração, me impediam de caminhar em direção à santidade que me estava proposta. Sempre entendi que o passado não é como uma roupa que tiramos, jogamos fora e trocamos por outra. Nós estamos impregnados pelo passado. Ele faz parte de nós, da nossa personalidade, da formação do caráter.

Que negocio difícil e complicado é mudar o passado! Ele insiste em não se mexer do lugar. Tomou posse do tempo que foi dele e não abre mão do direito adquirido. Não se move um milímetro sequer, por maior que seja o esforço despendido nessa tarefa. Às vezes nem o conhecemos direito. Ele também não gosta de se revelar. Prefere, por medo ou vergonha, se entranhar por lugares escuro da alma e quanto mais escuro o lugar, melhor para ele. Só que o Espírito Santo está lá, querendo iluminar o caminho que tenho que percorrer, porque eu decidi que assim seria o meu percurso daquele dia em diante.

Se nós combatemos um inimigo desconhecido, a vitória jamais será alcançada. A primeira providencia a ser tomada deve ser saber contra quem eu tenho que lutar, pois atirar às escuras, dificilmente nos faz acertar o alvo, se não tornar impossível atingi-lo. Podemos até acertar o alvo errado.
Assim, me pus a conhecer o inimigo oculto. Como na brincadeira do amigo secreto, ele sabe quem eu sou, mas eu não sabia como ele era, pois estava escondido nos cantos escuros da memória. Usei todas as armas disponíveis, algumas me saíram bem caro, tanto financeira como emocionalmente. Percorri algumas das cavernas escuras por onde ele se escondia, mas, quando dei de cara com ele, o que pude fazer? Conhecê-lo não me fez mudá-lo. Ele continuava com o seu “presente” indesejável, e não queria aceitar o que eu tinha para lhe dar. Eu sabia em pequenas partes quem era o meu inimigo, mas não consegui tirá-lo do seu lugar. Conviver bem com ele seria uma boa opção, mas ainda não era suficiente para a transformação que eu sabia ser da vontade de Deus para mim. A melhor opção era amar.

Muitas vezes precisamos seguir em frente, em decepções e desagrados, porém escolhi não seguir por aí. Dei a volta por atalhos que achei mais conveniente, e essa foi uma boa escolha. Doeu apenas em mim. Apenas fiz isso sob a orientação do Espírito Santo, e descobri que tratar as pessoas, mesmo àquelas nos machucam e nos deixa triste, de forma que agrada a Deus, é um bom negócio nesse caminho de transformação.

Eu não vou mudar as pessoas. Esse é o processo que tive que desenvolver em mim. E o tempo foi passando. Outras descobertas foram acontecendo, e a cada uma, os valores e conceitos foram sendo aos poucos modificados. A vida se firmando em alicerces sólidos, as ideias se aclarando e se o passado das pessoas não mudou, mudei eu, pois ele continuava lá, no mesmo lugar no tempo, mas quem estava em um tempo diferente era eu. Eu mudei de lugar, saí daquele buraco escuro. Olhar os fatos sob a ótica de Deus fez toda diferença.

O presente que eu tinha recebido com a presença de Jesus na minha vida foi infinitamente maior do que aquele que o passado me deu. E, aos poucos, na mesma medida em que eu fui permitindo, ele foi tomando conta da situação.
As fortalezas erguidas no tempo, pelo domínio do mal que habitava em mim, foram e ainda são, muito resistentes. Por isso se chamam fortalezas. Amarguras, rancores, ressentimentos, até ódio camuflado, são fortalezas poderosas. Foram aos poucos sendo destruídas, mas os resíduos da sua presença são persistentes, pois o mal nunca desiste de nós.
O velho homem é incansável, não entrega os pontos facilmente. Ele tem cúmplices poderosos. O mundo, aqueles que, ainda que bem intencionados, mas que se contentou com “o presente” que o seu inimigo oculto chamado passado lhes deu, são insistentes em me fazer continuar a viver da maneira que acha certa.
O próprio dono do passado, o que se apossou dele para me destruir, o inimigo ferrenho de nossas almas também não me abandona facilmente. Está sempre, como um leão, rugindo ao meu redor, ameaçando, amedrontando. Só que, na natureza, quem ruge é o leão velho, sem forças, porque precisa assustar as suas vítimas. O leão jovem é forte e ataca sem barulho. Ele quer ser um leão, é “como” um leão, mas não é. Então, a cada dia tenho que escolher continuar no caminho da transformação, e a cada dia tenho que lutar. O verdadeiro Leão de Judá me assiste com eu amor.

Eu gosto de olhar para trás e ver o quanto já andei, e gosto de ver o que já aprendi e vivi. As lutas, as vitórias, algumas derrotas, o cair e levantar, e a vontade é de continuar, porque quem conhece o Caminho jamais quer se afastar Dele. Olhar para frente às vezes também assusta. Não sabemos quando a nossa estrada vai terminar, mas ela sempre nos parece longa. Não pelo comprimento, mas pelo tamanho das lutas. Sempre perguntamos a Deus até quando lutaremos. A guerra parece que nunca termina, parece sempre grande demais para as nossas forças. Entretanto, o próprio ato de olhar para trás é o estimulo para caminhar para frente. Ver o que Deus já fez nos dá a certeza de que Ele fará muito mais.

Os nossos caminhos continuam obscuros, os nossos planos nem sempre se concretizam, mas a luz de Jesus é para o caminhar de hoje. É para o presente. Se a cada dia temos essa luz, o futuro será luminoso também. A trajetória humana passa a ser um caminhar com Deus.
Essa é a minha trajetória, pode se a historia de qualquer um. Todos podem viver nos caminhos que Deus planejou para nós, e não naqueles que escolhemos pensando serem os melhores. Esses planos, sim, serão concretizados, pois Deus não desiste de nós. Alguns dias serão gloriosos, cheios de vida, outros nos parecerão escuros e sem vigor, mas, o projeto de Deus será sempre o mesmo, independente do nosso estado de espírito ou de emoções que oscilam ao sabor das circunstancias. Ele não quer nada mais de nós, além de nós mesmos em suas poderosas mãos. Ele, mais que ninguém, quer a nossa felicidade. Temos o penhor do Espírito Santo, temos a Palavra que é a fonte do ensino para nós. E por fim, temos modelo a seguir, Nosso Senhor Jesus Cristo. Não estamos perdidos sem saber o rumo a seguir. Temos o Caminho a nossa frente.

Atendei-me, povo meu e nação minha, inclinai os ouvidos para mim; porque de mim sairá à lei, e o meu juízo farei repousar para a luz dos povos. Isaías 51:4
As pessoas procura sempre alguém pra resolver os seus problemas, mas no sistema religioso são sempre muitas variações do mesmo tema, porém meras repetições. Estar de bem com vida é muito mais que renascer, pois o Senhor Jesus já me deu sua palavra, e é por ela que ainda somos guiados para viver a vontade de Deus.

Quando falamos de fé a primeira coisa que nos vem em mente é: qual o tamanho desta fé; será uma fé pequena ou será uma grande fé; entretanto o Apostolo Paulo ao se dirigir a Timóteo em sua segunda carta fez menção da fé não fingida, pois disse a Timóteo: “trago a memória a fé não fingida que há em ti”. A fé não fingida é a fé capaz de resistir ao tempo, ao modismo, ao mundo, a carne, a religião e ao diabo, é a fé que atravessa as gerações, está fé supera o ardor na batalha pela vida, está fé sobrevive no coração daquele que a possui diante de guerras, diante dos terremotos e nunca param diante de algum gigante que a desafia. Sim queridos, é sobre está fé não fingida que Deus por meio de Paulo nos revelou que pelas Escrituras Sagradas, e com a ajuda de Deus pelo seu Espírito desejo falar-lhes.

Jesus veio para abolir a religião. Sua missão não era cuida dos prazeres deste mundo, mas vencê-los.
Se a religião não erra é a sempre o melhor caminho a seguir, porque então ela causa tanta guerra e constrói tantos templos nobres e luxuosos,  porém continua falhando não dando aos podres e necessitados o que mais suas almas anseia que é o perdão dos seus pecados e o ensino para a salvação e direito de vida eterna.
A religião não visa e nem cuida o problema central que é o pecado, mas ilude, distraia e engana as pessoas, ensinando preceitos e mandamentos de homens.
A religião abusa da sua vestimenta exterior para ficar agradável e bonito. Será que se Jesus chegassem hoje nos templos ele seria aceito ou até mesmo entraria?
Entre Jesus e a religião não há acordo, ou seja, não podem juntos caminhar, pois o primeiro veio de Deus e o segundo veio do homem. Enquanto o primeiro é a vida, o segundo é a perdição, o primeiro é a verdade e o outro a mentira.
Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã. Tiago 1:26
A religião prende e escraviza. O Senhor Jesus te liberta dos teus pecados. A religião põe um jugo. O Senhor Jesus te liberta. A religião te deixa cego, O Senhor Jesus te faz enxergar.
Por isso que a Religião e o Senhor Jesus são opostos, pois religião é o homem buscando a Deus e o Evangelho do Senhor Jesus é resgatando o homem de sua condenação. A salvação é de graça mediante nossa fé no Senhor Jesus.

Na religião é o lugar ideal pra quem quiser se esconder e ser mais um na multidão.
Na religião é onde os homens se abraçam, mas na hora de pagar o preço, lavam as mãos.
Na religião é onde todos se encontram, mas acabam se perdendo, por achar que são invencíveis e os melhores.
Na religião não há lugar pra tristeza, pra angústia, pra dor ou pra gemidos inexprimíveis.
O Senhor Jesus o Deus Eterno, não habita mais em templos feitos por mãos de homens. Deus não será jamais acorrentado às paredes de uma
religião.
Na religião ninguém conhece a essência, tão somente a aparência de viver em comunhão.
Na religião é onde os loucos se entendem, onde os sábios se prendem ao valor da tradição com um cristianismo sem direção
Na religião é onde todos proíbem, onde todos permitem, onde são assim, nem "sim" nem "não"
Sejamos coerentes, transparentes, reluzentes, conscientes, todos crentes que somos os filhos de Deus na rua, no trabalho, na escola, na loja, na padaria,
no posto, na rodovia, na congregação e na ausência dos amigos.
Que haja em nós o mesmo sentimento: que deus habite em
Nosso coração!
- Estamos em plena “guerra espiritual”.
- Temos um inimigo muito astuto e sagaz.
- É preciso conhecer o inimigo e suas armas mortais.
- E só assim é que teremos vitórias.
- Podemos perder algumas batalhas, mas a guerra está ganha.

O QUE O DIABO É CAPAZ DE FAZER
a) Pode, mediante permissão, afligir os justos. Jó 1:12 - Foi o que aconteceu com Jó.
b) Afirma possuir autoridade sobre o mundo. Lc 4:6 - Foi o discurso que usou para tentar Jesus no deserto.
c) Os pecadores estão sob o domínio dele, porém para que Deus possa. At 26:18 - Lhes abrir os olhos, e das trevas os converter a luz, e do poder de Satanás a Deus, a fim de que recebam remissão dos pecados e herança entre aqueles que são santificados pela fé em Jesus.
d) Ele cega o entendimento dos incrédulos. 2Co 4:3-4
e) Ele tenta à desobediência. Gn 3:4-5 – Como ele fez como o primeiro casal no Jardim do Éden.
f) Ele calunia aos santos. Jó 1:9 a 11
g) Ele opõe-se aos justos. Zc 3:1 - Foi o que aconteceu com o sumo-sacerdote Josué.
h) Ele remove a boa semente. Mt 13:19
i) Ele semeia o joio no meio do trigo. Mt 13:38 -39
j) Ele arruína o corpo e alma. Lc 9:42
k) Ele incita as pessoas a pecarem. Jo 13:2 - Foi quando entrou no coração de Judas e o incitou a pecar.
l) Ele incita as pessoas a mentirem. Jo 8:44

O NOSSO DEVER É RESISTIR A ELE
a) “E não deis lugar ao diabo”. Ef 4:27
b) Revesti toda a armadura de Deus. Ef 6:11
Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
c) Resisti ao diabo. Tg 4:7
Sujeitai-vos, pois, a Deus. Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
d) Vigiai em todo tempo. 1Pedro 5:8
Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o diabo, anda em derredor, rugindo como leão, buscando a quem possa tragar.
e) O diabo vem para roubar, matar e destruir. Jo 10:10
O ladrão só vem para roubar, matar e destruir; eu vim (Jesus) para que tenham vida, e a tenham em abundância.
f) Quem cometer pecado é do diabo. 1João 3:8
Quem comete pecado é do diabo, porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o filho de Deus se manifestou para destruir as obras do diabo.

Se pertencermos a Deus, seremos vencedores. 1Jo 4:4
Filhinhos, vós sois de Deus, e já os vencestes, porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo. Os nascidos de Deus vencem o mundo, a carne e o diabo.
Pois todo o que é nascido de Deus vence o mundo. Esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. 1Jo 4:4 e 5.

Texto: Jeremias 3:22
O pecado é andar por caminhos tortuosos.
Esquecer-se do Senhor Jesus nosso Deus é o inicio de todo pecado.
Por causa do pecado nos envolvemos em dificuldades.
A promessa para os que retornam para Deus é: Deus sarará sua rebelião por sua misericórdia que perdoa, sua paz que acalma e sua graça que renova.
É muito triste saber que poucos veem o pecado como ele realmente é: um engano. A maioria das pessoas não consegue ver, até que se encontram destruídas pelo pecado que perseguiram.

Como deve começar o retorno para Deus.
Com um verdadeiro arrependimento.
Arrependei-vos e crede no evangelho"Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor.
Os pecados o homem dele deve-se desgarra e isto acontece por sua própria escolha ou vontade. Consequência se não fizer este ato: Sua derrota e morte.
Promessas quando o retorno é genuíno.
Joel 2:13 “E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes; e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em benignidade, e se arrepende do mal”.
Se estamos em comunhão com Deus a esperança nunca nos abandona. Ainda que nas circunstâncias mais extremas, podemos voltar nosso coração ao Senhor e encontrar auxilio e salvação.
Deus nunca se manifesta de forma cruel ou vingativa. Pelo contrario, o Senhor é misericordioso. . . e compassivo, tardio para irar-se e grande em misericórdia.

Isto nos leva a uma restauração
Ainda que suas feridas do pecado pareçam ser incuráveis. Você será sarado. Jeremias 30:17 “Pois te restaurarei a saúde e te sararei as feridas, diz o Senhor...
E seus opressores serão consumidos. Jeremias 30:16 “Portanto todos os que te devoram serão devorados, e todos os teus adversários irão, todos eles, para o cativeiro; e os que te roubam serão roubados, e a todos os que te saqueiam entregarei ao saque”.
Então, virá cura espiritual.
Jeremias 33:6 “Eis que lhe trarei a ela saúde e cura, e os sararei, e lhes manifestarei abundância de paz e de segurança”.
Todos os que são limpos da imundícia do pecado pela graça salvadora e santificadora, pela misericórdia perdoadora, são libertados da culpa.
Quando os pecadores recebem a justiça, e são lavados e santificados no nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito Santo dEle, somos capacitados para andar diante de Deus em paz e pureza.
Enquanto os homens se endurecem no pecado, sua porção será o desprezo e a miséria: porque não prospera quem encobre seu pecado; mas encontra misericórdia quem os confessa e deixa.

Quer Pagar o Preço?
Tudo o que queremos, que visamos em ter, tem o seu preço a ser pago, não falo só em pagar com moeda, mas sim em lutar por aquilo que é tão desejado aos nossos olhos.
Pagamos o preço para termos nossa casa própria, nosso carro, um diploma da Universidade, uma família, um emprego etc. Por tudo pagamos um preço, mas há algo que não precisamos pagar, “A NOSSA SALVAÇÃO”, pois ela já foi paga na cruz do calvário. O Senhor Jesus pagou um preço incalculável por minha e por sua vida.
I Coríntios 6:20 "Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus."

Ele foi açoitado, humilhado, cuspido, ferido por uma lança, coroado com uma coroa de espinhos, teve suas mãos e seus pés furados e foi pregado numa cruz. Ele “PAGOU O PREÇO”. O Amor de Deus por nós não tem preço e Ele sempre está disposto a pagar o preço que for por nossa alma, pelo nosso Amor, pela nossa atenção à Ele, que esteve nesta Terra para sentir o que sentimos e morrer por nossos pecados.
I Timóteo 2:6 "O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo."
Pagamos por tantas coisas nessa vida, porque não pagamos o preço para termos uma comunhão de intimidade com Deus?

Quer saber o valor da Comunhão?
- Renunciar o mundo
Lucas 14:33 “Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo.”
- Amar a Deus em 1º lugar
Deuteronômio 11:13 “E será que, se diligentemente obedecerdes a meus mandamentos que hoje vos ordeno, de amar ao SENHOR vosso Deus, e de o servir de todo o vosso coração e de toda a vossa alma,”
- Ser Humilhado a ficar calado
Lucas 14:11 “Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.”
- Renunciar a Carne
Gálatas 5:17 “Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.”
- Confiar somente em Deus
Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração. Salmos 37:4Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Provérbios 3:5
Deus quer o nosso bem Ele nos ama com um Amor que não podemos imaginar, mas podemos sentir. Quem pagaria o preço que Deus pagou por nós, se entregando a morte por um povo pecador, ingrato e pobres de espírito? Somente Ele, Aleluia!
Será que chegar-se a Deus lhe custa Muito?
Não vamos pagar misérias para Deus, dê o seu melhor, dê tudo o que tiver, nada nesta terra nos pertence, tudo é dEle e tudo vem dEle, mas o que Ele mais deseja é sua vida, sua obediência e o seu amor.

Quanto você tem pago para estar próximo de Deus, quanto vale a sua comunhão?
Que Deus te Abençoe!
"Na hora de maior desespero, espere no Senhor." Leia Lm 3:21_Sl 121:1-2,4_Sl 37:5_Lc 1:37_Ec 4:9-11.

Um comentário:

  1. amor o agradeço a Deus por ter você e peço que Deu continue te usando pois existem ainda muitas pessoas que estão enganadas caindo no laço do inimigo por não saber quem ele é, e o diabo estar aprisionando pessoas pessoas a religião e sabemos que religião não salva mas sim,afasta o homem de se achegar a Deus. te amo que Deus continue te abençoando

    ResponderExcluir