quarta-feira, 10 de abril de 2013


1 Reis 17:1 e 18:17-39
* A palavra restauração significa reparo, conserto, recomposição de algo. * Elias estava vivendo tempos difíceis, o povo de Israel estava vivendo um tempo difícil, havia apostasia, e os sacerdotes do templo de Deus já não importava mais. O “altar” de Deus estava em ruínas.
* Mas, fazendo um paralelo com o nosso tempo, parece que as coisas continuam do mesmo jeito, os pecados são os mesmos, e muitas vezes o altar de Deus na nossa vida também está em ruínas. * O que significa o altar de Deus na minha vida? Santidade, presença de Deus, fé, vida de Deus.
* O Senhor, antes de ser traído, orou ao Pai por seus discípulos, dizendo: “para que todos sejam um; como Tu, ó Pai, o és em mim, e Eu em Ti; que também Eles sejam um em nós, para que o mundo creia que Tu me enviaste”. (João 17:21). Assim como o Pai e Jesus são um, nós agora devemos ser um em Jesus, refletindo o caráter de Deus: Santidade_Verdade & Justiça. Como é importante entender que estamos vivendo tempos cruciais, nos quais devemos agir com firmeza e plena convicção do chamado que Deus nos deu.
* No mundo espiritual as forças da maldade estão lutando de uma maneira desesperada para controlar a vida das pessoas. Mas, da mesma maneira como aconteceu na época de Elias, Deus está levantando servos que restaurem Seu altar, para trazer de volta uma genuína adoração a Ele e para que tomem a decisão de tirar todos os deuses alheios de suas vidas, determinados a servir um Deus Santo.
Para restaurar o altar de Deus precisamos: Falar a palavra de Deus com verdade (1Reis 17:1b)
- Elias não estava falando por si mesmo, mas falava as palavras de Deus. Cada um de nós é como um profeta e nossas palavras são como profecias. Todas as palavras quando saem dos nossos lábios se transformam em uma semente. Cada palavra que você pronuncia será seu alimento. O que hoje você semeia por suas palavras é o fruto que deverá comer amanhã.
- Elias era um homem que conhecia profundamente o poder das palavras. Também sabia que Deus o havia chamado para restaurar o altar que estava sendo profanado na sua nação, mas primeiro ele tinha que restaurar o altar na vida dele. Deus levantou Elias de uma maneira sobrenatural para enfrentar o rei que governava Israel e para que caísse dos olhos do seu povo o véu e que pudessem reconhecer que o deus conhecido como Baal não era o Deus verdadeiro, mas um simples ídolo.
II. Restaurar o altar de Deus em nossa mente (1Reis 18:21)
- Israel tinha outro senhor que não era o Deus de Israel. Jezabel havia mandado matar todos os Seus profetas (vemos aqui a influência da família), exaltando os falsos, os bruxos e adivinhos. - A idolatria é um pecado abominável aos olhos de Deus. Ele sempre exige exclusividade; não admite que O adorem juntamente com outros deuses. Hoje infelizmente as pessoas do nosso tempo têm criado um ídolo denominado “pastor”. Algumas pessoas permitem que seu coração se encha de egoísmo, soberba, orgulho, e como resultado seu coração fica dividido. Por um lado, ouvem a voz de Deus, mas próxima a ela está à voz do inimigo, trazendo um conflito interior.
- Vamos aos cultos nas “igrejas”, saímos cheios de fé, mas no outro dia quando nos deparamos com a realidade do dia a dia, parece que a fé acabou. Que Deus é esse que estamos servindo? Será que é a Deus mesmo que estamos servindo? Precisamos aplicar a palavra de Deus ao nosso coração. Ainda que o Senhor nos fale claramente o que devemos fazer, em seguida vem a voz do adversário e enche nossa mente de mentiras e argumentos, para nos afastar do propósito divino.
- Elias teve que confrontar o povo, dizendo: “Até quando coxeareis entre dois pensamentos?” você não pode servir a dois pensamentos. Não pode no domingo pensar em Deus e no resto da semana ser escravo de seus desejos carnais. Devemos encher a mente com a palavra de Deus.
III. Restaurar o altar de Deus com a oferta correta (1 Reis 18:33)
- Elias sabia que se apresentasse a oferta correta, Deus a receberia enviando o fogo do Seu Espírito para consumi-la. Que oferta estamos colocando no altar da nossa adoração? (Rm 12.1). Deus deseja ver nossas vidas de obediência como sacrifício no altar. Isto significa que devemos colocar nossa vontade em harmonia com o desejo do coração de Deus.
- Muitos dos que dizem servir a Deus, na realidade não estão fazendo o que o Senhor determina, mas oferecendo suas vidas apenas de lábios e não com seus atos. Quantas pessoas estão brincando de servir ao Senhor? Um dia cada um de nós vai estar frente a frente com Deus. Vamos dar conta de cada ato que fizemos nesta terra. Precisamos viver aquilo que pregamos.
Quantas vezes ouvimos uma palavra de Deus, recebemos cura, libertação pra servir a Deus, mas quando somos confrontados em colocar a palavra em prática nos acovardamos. A vida de Abraão é um dos maiores exemplos de obediência e entrega. Ele era muito feliz com seu filho Isaque. A promessa que desejara por anos havia se cumprido, mas quando Deus lhe pediu que o sacrificasse em seu altar, ele não hesitou nem por um instante.
- Elias sabia que Deus consumiria seu sacrifício, por isso Lhe pediu que enviasse fogo do céu sobre ele. Os profetas de Baal quiseram fazer o mesmo, mas não deu resultado, não caiu fogo e nem qualquer outra manifestação porque Baal não era Deus. Quando o profeta orou, caiu fogo do céu e consumiu o sacrifício. Isto nos ensina que quando unimos nossa mente aos pensamentos de Deus, Sua unção virá, e irão trazer à salvação as pessoas que estão ao nosso redor. Restaurar significa por em ordem nossa própria vida. O seu corpo é o templo do Espírito Santo e você deve entender que a sua vida não pode ser um caos. Ao receber Jesus, sua vida deixou de pertencer a você mesmo e agora ela é de Deus. Talvez você tenha permitido em sua vida coisas que não agradam a Deus e hoje mesmo deve fazer correções para colocá-la em ordem. Restaure completamente o altar de Deus, mas também restaure seu relacionamento com Deus.
Texto: Salmo 37.3-7
Você já passou por um momento de intensa ansiedade, preocupação, agitação, inquietação? Você já passou ou está passando por uma situação em que algo o incomoda intensamente? Causa-lhe grande indignação? Ou então, você já passou por uma situação em que você está sendo muito injustiçado?.
Em momentos de ansiedade, preocupação, agitação, inquietação, indignação, etc, devemos procurar ter atitudes corretas para com Deus. O texto nos mostra algumas atitudes corretas que devemos ter para com Deus em momentos assim.
I) Confia no Senhor – Definição de Confiar: “Ter fé, esperar, ter confiança”
Medite: Sl 31.19; 32.10; 34.22; 125.1; Pv 3.5,6; 29.25; Is 26.3,4; 50.10. Você tem confiado no Senhor?
II) Agrada-te do Senhor – Outras traduções: “Deleita-te; que a sua felicidade esteja no Senhor” Contente-se, satisfaça-se, delicie-se, tenha prazer com o Senhor. Que o seu contentamento, que a sua satisfação, que o seu prazer esteja no Senhor, nas coisas de Deus e não em outras coisas. Muitos têm colocado sua alegria em falsos substitutos para Deus. O homem sempre terá algo que será seu objeto de adoração. Se não for Deus, será qualquer outra coisa: prazer, dinheiro, poder, etc. Jr 2.11-13. Promessa para aquele que se deleita no Senhor: Deus satisfará os desejos do seu coração! Onde tem estado o seu contentamento, a sua satisfação, a sua felicidade?
III) Entrega o teu caminho ao Senhor – A palavra traduzida é literalmente ser livre de um fardo. Definição de entregar: “Passar às mãos de alguém; Render-se; submeter-se; Dar-se, dedicar-se inteiramente”. O que devemos entregar? O nosso caminho, a nossa vida, todos os aspectos de nossa vida e de nossa existência. Muitos têm “retido”, “segurado” seus caminhos, querendo viver de acordo com sua própria vontade. Querem ser os donos de suas próprias vidas. Com isso suas vidas têm se tornado um verdadeiro fardo! Exemplo de Saulo transformado em Paulo – ver At 26.14. Paulo se recusava em entregar os seus caminhos ao Senhor e com isso só feria-se a si mesmo. Que tal rolar sua vida, seus caminhos aos cuidados do Senhor? Que tal passar o comando de sua vida às mãos de alguém que pode controlá-la com eficácia? Que tal render-se, submeter-se à vontade de Deus? Que tal dar-se, dedicar-se inteiramente a Ele?
IV) Descansa no Senhor – Definição de descansar: “Livrar de fadiga, de trabalho; Apoiar, assentar sobre alguma coisa; Tranquilizar  Repousar; dormir ou estar deitado”. Vivemos muito agitados, muito preocupados, muito ansiosos. Precisamos aprender a descansar no Senhor, a nos apoiar, a repousar nEle. Medite Sl 131.2; Mt 6.25; Fp 4.6,7; 1 Pe 5.7. Você tem descansado no Senhor?
V) Espera no Senhor – Definição de esperar: “Aguardar; Contar com; Ter esperança; Confiar” Medite: Sl 27.14; 40.1; 62.5; Is 40.31; Lm 3.25,26. Temos esperado no Senhor?

POR AMOR (O DIABO NO BANCO DOS RÉUS)




2 comentários:

  1. A verdade esta ai só precisamos se-interessarmos mas da credito crer,dar ouvidos o que o Senhor Jesus vem nos revelando pois esta próximo o fim. Que os nossos corações se abram para conhecer a verdade e viva essa verdade. (pois só encontramos a verdade em Jesus)

    ResponderExcluir
  2. Cada vez que vejo os videos,mas tenho temor a Deus e vejo que só tem uma saída nos braços de Jesus SALMOS (cap. 37)·
    5 Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará.
    ·MATEUS (cap. 13)·
    17 Pois, em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não o viram; e ouvir o que ouvis, e não o ouviram.


    ResponderExcluir