terça-feira, 11 de junho de 2013


E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela (“igreja_templo”), povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas. Apocalipse 18:4

QUER SER SALVO?...

A revelação de Deus é benção para aqueles que crêem. A revelação pode nos fazer mudar de direção e nos conduzir pelo caminho certo. Contudo há um engano em pensar que a revelação de Deus é somente algo sobrenatural. Não precisamos a todo instante e em toda situação esperarmos uma resposta divina para questões que o Senhor já nos respondeu há muito tempo atrás. As Escrituras contidas na Bíblia é a revelação de Deus, e ela contém a direção certa para o nosso caminhar com Jesus. Por isso diante de uma situação onde precisamos tomar uma decisão importante, o melhor que temos a fazer é buscar nas Escrituras o entendimento necessário para fazer as escolhas certas. Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim (Jesus) testificam; João 5:39 "II Pedro 1:20 sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação."

De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados. Lamentações 3:39 Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Salmos 32:1  Afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão da minha porção de costume; Provérbios 30:8 Eu, o Senhor, esquadrinho a mente, eu provo o coração; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações. Jeremias 17:10

OS CINCOS PRINCÍPIOS BÁSICOS DA SALVAÇÃO

1º - CRER
(Mar 16:15,16) E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crê será condenado.

Mas como havemos de crer, para que sejamos salvos?
(Jo 7:37,38) E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba.
Quem crer em mim, como diz a Escrituras, rios de d’água viva correrão de seu ventre.

Jesus falou assim por ser Ele o próprio Deus eterno, o manancial apresentado nas Escrituras:
(Jer 2:13) O meu povo fez duas maldades: A mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram para cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas.
Isto é, o próprio Deus fornece poder vivificante ao seu povo, por isso ele é o manancial de água abundante e inesgotável.

“Crer em Jesus como diz as Escrituras”
Como saberemos o que diz a Escritura, a respeito de Jesus Cristo?:
(Jo 5:39) Examinai as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam.

A falta de conhecimento das Escrituras, leva o homem, ao erro e a morte:
(Mar 12:24) Não provém o vosso erro de não conhecerdes as Escrituras, nem o poder de Deus.
(Oséias 4:6) O meu povo estar sendo destruído, por falta de conhecimento.
Ali, o povo de Israel estavam sendo destruído, porque seus lideres religiosos, os sacerdotes, não estavam  lhes ensinando a lei de Deus, corretamente.
Mat 15:8,9 -  Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens.

E nos últimos tempos, a situação não é diferente:
I Tim 4:1,2 – Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras, e que têm cauterizada a própria consciência.

As Escrituras dizem que Jesus, é o Único Deus:
Isa 45:5,22) Eu sou o Senhor, e não há outro; além de mim não há Deus...
Olhai para mim, e sede salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro.

Jesus ao nascer de Maria, a virgem, ele seria chamado “Deus Forte e Pai Eterno”.
“Isa 9:6 – Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, DEUS FORTE, PAI DA ETERNIDADE”, Príncipe da Paz.

Os anjos anunciaram seu nascimento, dizendo:
Luc 2:11 – é que hoje vos nasceu na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.

Para que o homem seja salvo, é necessário que o mesmo confesse a Jesus como Senhor, na forma como ele foi anunciado: “Isto é, como Deus. Pois o Senhor é Deus”
(Deut 6:4) Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.

2º - CONFESSAR A JESUS COMO SENHOR

(Rom 10:9,10) Se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
Porque com o coração se crer para a justiça, e com a boca se confessa a respeito da salvação.

A Bíblia afirma que há um só Senhor:
(Efe 4:5) Há um só Senhor, uma só fé e um só batismo:

Deus falou pelos profetas, que Ele é o Único Senhor e Salvador:
(Isa 43:11,12) Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador.
Eu anunciei salvação, realizei-a e fiz ouvir; deus estranho não ouve entre vós, pis vós sois as minhas testemunhas; eu sou Deus.

(Isa 45:15,21) Verdadeiramente tu és Deus misterioso, ó Deus de Israel, ó Salvador.
Declarai e apresentai as vossas razões. Que tomem conselho uns com os outros. Quem fez ouvir isto desde a eternidade? Quem desde aquele tempo o anunciou? Porventura não o fiz eu, o Senhor? Pois não fá outro Deus senão eu, Deus justo e Salvador não há além de mim.

Deus havia prometido um salvador, para seu povo; o “Messias”.
(Isa 62:11) Eis que o Senhor fez ouvir até às extremidades  da terra estas palavras: Dizei a filha de Sião: Eis que vem o teu Salvador; vem com ele a sua recompensa, e diante dele o seu galardão.

(Isa 40:10) Eis que o Senhor Deus virá com poder, e o seu braço dominará;  eis que o seu galardão
está com ele, e diante dele a sua recompensa

Este Deus Maravilhoso, Forte e Eterno, que há de trazer o galardão, é o Senhor Jesus:
(Apc 22:12) E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada  um, segundo as suas obras.

3º - SER BATIZADO PARA PERDÃO DOS SEUS PECADOS

Em que nome devem ser batizados aqueles que crerem em Jesus?
(Mat 28:19) Ide portanto, e fazei discípulos de todas as nações, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

Em nome do Pai: O anjo disse pra Maria que seu filho, ao nascer seria chamado “Filho de Deus”:
(Luc 1:35) Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso também o ente santo que há de nascer, será chamado Filho de Deus.

“O Filho de Deus herdou mais excelente nome”.De quem um filho herda o nome? Claro está, que é do Pai.
(Heb 1:4) Tendo-se tornado tão superior aos anjos, quanto herdou mais excelente nome de que eles.

Jesus disse ter vindo em nome do Pai:
(Jo 5:43) Eu vi em nome de meu Pai...

Mas afinal, quem é o Pai de quem tanto Jesus falava?
O profeta Isaias diz que o menino que haveria de nascer da virgem Maria, seria chamado o Pai eterno:
(Isa 9:6) Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.

O Senhor Jesus quando na terra, em seu ministério humano, ele disse ter recebido o nome do Pai:
(Jo 17:11,12)
Já não permanecerei no mundo por muito tempo, mas eles estão no mundo, e eu vou para junto de ti. Pai santo, guarda-os em teu nome, o nome que me deste, para que sejam um assim como nós.
Estando eu com eles no mundo, guardei-os no nome que me deste, ...

Agora podemos compreender a expressão de Jesus, em dizer

“Eu e o Pai, somos UM” (Jo 10:30).
Filipe queria ver o Pai, e o que lhe disse Jesus?
(Jo 14:8,9) Disse lhe Filipe: Senhor mostra-nos o Pai, e isso nos basta.
Respondeu-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?

Todos estes textos, deixa claro que o nome do Pai, é “JESUS”.

E do Filho:
O anjo anunciou a Maria o nome do menino que haveria de nascer de seu ventre:
(Luc 1:31) Eis que conceberás e darás à luz um filho a quem chamarás pelo nome de Jesus.

As Escrituras registram a grandeza, o domínio e o poder do nome de Deus: (Isa 45:23) Por mim mesmo tenho jurado; da minha boca saiu o que é justo, e a minha palavra não voltará atrás . Diante de mim se dobrará todo joelho, e jurará toda língua.

De Jesus se diz o mesmo: (Fil 2:10,11) para que ao nome de Jesus se dobre todo Joelho, nos céus, na terra  e debaixo da terra, e toda língua  confesse que Jesus Cristo é Senhor, para a glória  de Deus Pai.

A Bíblia diz que Deus não dá a sua glória a outro: Como isto se daria com Jesus se ele não fosse o próprio Deus?
(Isa 48:11)
Por amor de mim, por amor de mim é que faço isto; porque como seria profanado o meu nome? A minha glória, não a dou a outrem.

A Palavra diz que só há um Senhor, um só Deus e Pai, e que só o Senhor é Deus: (Efe 4:5,6) há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e pai de todos, um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos.

A Bíblia diz que Jesus o Filho, é o Verbo, o qual é Deus, e que se esvaziou de si mesmo fazendo-se carne, tornando-se homem.
(Jo 1:1,14) No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade.
(Fil 2:6) pois ele, subsistindo (existindo para sempre ou seja eternamente) em forma de Deus não julgou como usurpação o ser igual a Deus.

Obs: A Escritura diz que ninguém há igual ou semelhante a Deus, pois o nosso Deus é Único:
(Deut 6:4) Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.
(Isa 46:9) Lembrai-vos das cousas passadas da antiguidade; que eu sou Deus e não há outro, eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim.
(Jer 10:6) Ninguém há semelhante a ti, ó Senhor: tu és grande, e grande é o poder do teu nome.

Este Deus, o qual é o único Senhor, se fez carne e habitou entre os homens, cheio de graça e de verdade: Jo 1:1,14.
(Fil 2:7,8) antes a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homem; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz.

Por isso é que a Bíblia diz, que a igreja foi comprada com o sangue de Deus; mas sendo Deus Espírito, como está em Jo 4:24,  não poderia derramar sangue, já que (espírito não tem carne e nem ossos, Luc 24:39), consecutivamente, também não tem sangue.

Estes textos em lide, provam ser Jesus o Deus e Pai de todos.

E do Espírito Santo
Quem afinal é o Espírito Santo, e como é o seu nome?
(Jo 4:24 p.p) Deus é Espírito...
(2 Cor 3:1 p.p) Ora o é o Espírito...
(Mat 28:20) E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.
(Jo 14:16,18) E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, ...Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros.
Isto prova ser Jesus, o próprio Espírito Santo o qual é Deus.
Assim, temos três atributos, em um mesmo “Ser” que é Deus.

Pai, quando na criação:
Mal 2:10 – Não temos nós todos o mesmo Pai? Não nos criou o mesmo Deus?

Filho, quando na redenção:
Tit 2:13,14 – aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniqüidade, e purificar para si mesmo um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras.

Espírito Santo, quando na santificação:
Jo 6:63 – O Espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito, são espírito e vida.
Rom 15:16 - ...de modo que a oferta deles seja aceitável, uma vez santificada, pelo Espírito Santo.
2 Tes 2:13 – u.p ...por isso que Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade.

Como vimos:
Deus é o Criador; Isa 45:18 – Porque assim diz o Senhor que criou os céus, o único Deus, que formou a terra, que a fez e a estabeleceu;...
Jer 10:16 - ...porque ele é o criador de todas as cousas e Israel é a tribo da sua herança; SENHOR  dos Exércitos é o seu nome.
salva e santifica.
Isa 44:24 – Assim diz o SENHOR, que te redime, o mesmo que te formou desde o ventre materno: Eu sou o SENHOR que faço todas as cousas, que sozinho estendi os céus, e sozinho espraiei a terra.

Deus é o Salvador:
Isa 45:21 – Declarai e apresentai as vossas razões. Que tomem conselho uns com os outros. Quem fez ouvir isto desde a antiguidade? Quem desde aquele tempo o anunciou? Porventura não o fiz eu, o SENHOR? Pois não há outro Deus senão eu, Deus justo e salvador não há além de mim.
Isa 43:11,12 – Eu, eu sou o SENHOR, e fora de mim não há Salvador. Eu anunciei salvação, realizei-a e a fiz ouvir; ...pois vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR; eu sou Deus.

Deus é o que santifica:
I Tes 5:23 – O mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo, sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

Mas um, só e o mesmo Deus fazem todas essas cousas:
(Gal 3:20) Ora, o mediador não representa um só; mas Deus é um só.

(Isa 45:7,18) Eu formo a luz, e crio as trevas; faço a paz, e crio o mal; eu o Senhor, faço todas estas cousas.
Porque assim diz o Senhor que criou os céus, o único Deus, que formou a terra, que a fez e a estabeleceu; que não a fez para ser um caos, mas para ser habitada: Eu sou o Senhor e não há outro.

Este é o real sentido da ordem dado pelo Senhor Jesus:
Em (Mat 28:19) “... batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”.
Só agora, podemos entender porque Pedro, ao pregar o batismo de remissão, disse aos que haviam se arrependido, que fossem batizados, em NOME do Senhor Jesus:
Atos 2:38 – Respondeu-lhe Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.

Este batismo se repete por toda História da igreja primitiva, por ser esta a única forma correta de batismo:
Efe 2:5 – há um só Senhor, uma só fé, um só batismo.

Estes são os batismos realizados na igreja, segundo a Bíblia:
Ato 2:38 – Disse, Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo.

Atos 8:14-16 – Ouvindo os apóstolos, que estavam em Jerusalém, que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram-lhe Pedro e João; os quais, descendo para lá, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo; porquanto não havia ainda descido sobre nenhum deles, mas somente haviam sido batizados em o nome do Senhor Jesus.

10:47,48 – Porventura pode alguém recusar a água, para que não sejam batizados estes que, assim como nós, receberam o Espírito Santo. E ordenou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo...
19:5 – Eles tendo ouvido isto, foram batizados em nome do Senhor Jesus.
22:16 –  E agora porque te demoras? Levanta-te, recebe o batismo e lava teus pecados, invocando o nome dele.
Rom 6:3,4 – Ou porventura, ignorais que todos os que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultado com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.

Col 2:12 – tendo sido sepultado juntamente com ele no batismo, no qual igualmente foste ressuscitados mediante a fé no poder de deus que o ressuscitou dentre s mortos.

4º OBEDECER AOS MANDAMENTOS DE DEUS

Fala-se muito em salvação, pela graça mediante a fé em Jesus, e isto é verdadeiro, mas muitas das vezes, esquecem-se das exigências requeridas por Deus.
O plano da salvação, a princípio está fundamentado em cinco requisitos básicos, e a obediência, é o quarto requisito.

O que devemos obedecer pela fé, para sermos salvos?
(Mat 19:16,17)
E eis que alguém, aproximando-se, lhe perguntou: Mestre, que farei eu de bom, para alcançar a vida eterna?
Respondeu-lhe Jesus: Porque me pergunta acerca do que é bom? Bom, só existe um. Se queres porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.

O Senhor Jesus disse que o mandamento do Pai que lhe enviou, é a vida eterna, isto prova que os mandamentos de Deus, não foram abolidos, mas que estão em pleno vigor.
Jo 12:50 – p.p - E sei que o seu mandamento é a vida eterna...

5º PERSEVERAR  ATÉ O FIM

Se por acaso alguém venha preencher os quatro primeiros requisitos, e não perseverar a te o fim, de nada valeu o esforço:
Mat 24:13 -  Aquele, porem, que perseverar até o fim, esse será salvo.
Apoc 2:10 – ... Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.
Heb 10:38,39 – Todavia, o meu justo viverá pela fé, e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma.
Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição: somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma.

OS CINCO CHAMADOS DE DEUS IS. 55:6,7
1. Buscai o Senhor_2. Invocai-O_Deixar o
perverso o seu caminho, o iníquo seus pensamentos_4. Converta se ao Senhor_5. Voltar-se para Deus.
Sem este chamado da graça seria impossível.
Por causa do sangue que Jesus derramou, nós podemos
clamar: "Reconciliai-vos com Deus", 2 Co. 5:20, pois
“Ele é a propiciação pelos nossos pecados”, 1 Jo. 2:2.

1. Buscai ao Senhor.
Todos os homens buscam, mas não buscam a mesma coisa “O que Israel busca isso não conseguiu; mas a eleição o alcançou” Rm 11:7
“Busque-O enquanto se pode achar”,  Isa 55:6;
Ele não pode ser achado sempre, “Haveis de procurar me, e não me achareis” Jo. 7:33,34.
Como devemos buscá-lO? “Buscar-me-eis , e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração” Jer 29:13

2. Invocai-O enquanto está perto.
“Invocai enquanto está perto” Isa 55:6
Como fez, Sansão, “Senhor Deus, peço-te que te lembres de mim...” Jz. 16:28; ou como Israel no fez Israel no, Certamente  vi a aflição do meio povo no Egito”, Êx.3:7. ou como Davi em grande aflição por causa do pecado, “... Ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro. Tirou-me de um poço de perdição, dum tremedal de lama; colocou meus pés sobre uma rocha e me firmou os passos” Sl. 40:1,2.

3. O perverso deixe o seu caminho.
O caminho do pecado, que parece ser tão atraente, veja seu fim. “Há caminhos que parece direito, mas ao cabo dá em morte” Pv.14:12. O Senhor vê os maus pensamentos e exige que sejam deixados. “Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo os seus pensamentos: converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele, e volte se para o Senhor nosso Deus, porque é rico em perdoar”  Isa 55:7

4. Ele deve converter-se ao Senhor.
“Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem apagados os vossos pecados” Atos 3:19 Só assim o homem encontra felicidade e paz com Deus. “Justificados, pois mediante a fé, temos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” Rom 5:1

5. O homem deve voltar para Deus.
“...Volte-se para o nosso Deus, porque e grande em perdoar” Isa 55:7. Pois assim diz o Senhor: “Voltai, o filhos rebeldes, eu curarei a vossa rebeliões. Eis-me aqui, vimos ter contigo; porque tu és o Senhor nosso Deus” Jer 3:22.
Todavia, eu sou o SENHOR teu Deus desde a terra do Egito; portanto não reconhecerás outro deus além de mim, porque não há Salvador senão eu. Oséias 13:4 E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. João 17:3
E aquele que guarda os seus mandamentos [obedece suas ordens e segue seu plano, vive e continua a viver, mantém-se e] permanece em Deus, e Deus, nele (deixa Cristo ser sua morada e é uma morada para Cristo). 1 João 3.24
Algumas pessoas querem seguir a Jesus, mas têm medo de ser expulsas de suas famílias, de seu círculo social ou de sua religião.
No final de tudo, haverá somente uma pessoa a encarar: Deus. Você não deseja ouvi-Lo dizer: “Eu tinha muito para sua vida, mas você não recebeu porque estava muito preocupado sobre o que as pessoas pensariam; você buscava apenas agradar às pessoas”. Jesus não era levado pela opinião dos homens, suas ameaças, julgamentos ou críticas. Siga o exemplo de Jesus e desfrute a vida que ele te oferece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário